11 de abr de 2018

5 pequenos hábitos que contribuem com a sustentabilidade do nosso planeta

Foto / Eddie Kopp 

Olá manos e manas, tudo bacon vocês?

De acordo com o site Significados, sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. A sustentabilidade serve como alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que permite aos seres humanos e sociedades soluções ecológicas de desenvolvimento.

Eu sempre fui uma pessoa super preocupada com a sustentabilidade do planeta, tanto que meu sonho até um tempo atrás era ser engenheira ambiental. Durante toda a minha vida, desde que eu me entendo por gente eu sempre fui aquela pessoa que não jogava papel no chão, que volta do boteco da esquina com o pacote de macarrão debaixo do braço e que demorava no máximo dois minutinhos de nada com o chuveiro ligado, e ainda ouvia sermão de que não havia tomado banho direito. O post de hoje é pra falar de cinco pequenos hábitos que por mais que sejam pequenos, fazem uma diferença enorme em relação a sustentabilidade do nosso planeta.

Diminua a quantidade de copos plásticos - Desde o começo do ano eu Marcelle Pires tenho na maioria dos dias andado com um copo na bolsa (meu copinho de unicórnio) ♥ Sou uma pessoa que bebe muita água, e a quantidade de copos plásticos que eu estava utilizando (três por dia) nas empresas onde presto serviço, estavam me deixando com um peso na consciência. Foi então que o destino me fez ganhar um copo legal de presente e eu tenho andado com ele pra cima e pra baixo desde então, e contribuído bem menos para o descarte de copos plásticos.

Diminua a quantidade de sacolas plásticas - Essa é uma coisa que eu faço desde o começo da minha adolescência, eu só trago em sacolas aquilo que for realmente necessário, se eu vou na farmácia eu geralmente trago o que eu comprei dentro da bolsa e até dependendo da quantidade e do que eu for comprar no boteco da esquina/supermercado eu trago na mão. Fico agoniadíssima com sacolas pequenas, entre outras embalagens que não servem pra conservar produtos, é tudo por questão de beleza e posteriormente descarte.

Não desperdice alimentos - Principalmente para aqueles que não são veganos/vegetarianos ou tem uma alimentação a base de plantas, vidas morrem para que a sua fome seja saciada e consequentemente se precisa de mais espaço, mais água, mais mais mais pra fazer animais chegarem a fase adulta e serem abatidos. Imagina que se todo mundo começar desperdiçar comida em casa, muito mais alimento deve ser produzido pra atender a demanda populacional e é um ciclo de desperdício de recursos naturais sem fim, vidas que morrem. Para os que não comem carne a mesma regra do desperdício serve, afinal temos que usar do que quer que seja o máximo possível, e fazer valer a pena, então se puder reutilizar até as cascas e sementes das frutas, faça!

Não desperdice energia - Evite deixar a televisão/computador/ventilador ligados quando não tem ninguém usando. Bem como carregadores nas tomadas, luzes desnecessárias ligadas e ao comprar eletrodomésticos, preferir aqueles que são da categoria A, que economizam energia ♥ Imagine que quanto menos energia você paga, mais o seu compromisso com a sustentabilidade é reforçado.

Reutilize - Eu sei que nem todo mundo tem criatividade pra transformar as coisas e reutilizá-las, mas se você não sabe e/ou tem tempo pra isso, dê materiais ricos que você tem aí na sua casa para associações, existem artesãos que vivem em busca de materiais como papelão, ferro, plásticos entre outras coisas. Eu amo reutilizar roupas, tanto que sou uma super adepta dos brechós, gosto muito dessa coisa de dar um tempo a mais de uso pras roupas que já foram de outras pessoas e utilizar elas até o fim. Só jogue fora se realmente for necessário, e se puder transformar, transforme!

Em breve teremos outros posts aqui no blog falando de sustentabilidade e bons hábitos que devemos incluir na nossa vida e cotidiano ♥ Todos os hábitos citados acima eu aplico na minha vida, e eu espero que se vocês ainda não aplicam, passem a tomar consciência de que devemos cuidar um pouco mais da nossa casa comum. Quais dos hábitos citados acima você tem e quais vocês tem mais dificuldade em aplicar? Não saia sem comentar, vou adorar saber a sua opinião.

Beijo da Mana dos Pitacos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário