19 de fev de 2018

Motivos pra você não usar produtos de beleza vencidos nunca mais

Foto / Annie Spratt

Esses dias fiz uma limpa nos meus produtos de make e mostrei a quantidade (enorme) de produtos que estava jogando fora no meu Instagram com o intuito de alertar pessoas a não usarem produtos  vencidos. Recebi muitas mensagens, a maioria de meninas que não aprovaram muito a minha ideia de simplesmente jogar os produtos no lixo.

"Poxa mas não precisava jogar fora, era só me dar"
"Você está sendo boba, tem produtos aí que independente do que diz na embalagem a validade é indeterminada" 
"Eu não conseguiria jogar fora e usaria mesmo assim"

O que era pra ser um post de alerta acabou gerando em mim uma preocupação enorme que fez com que eu questionasse a minha postura, me perguntei principalmente se havia tomado a decisão correta em jogar todos aqueles produtos no lixo por que estavam fora da validade, e se realmente me fariam mal já que pareciam em perfeito estado. Foi então que eu resolvi pesquisar e ler bastante pra me convencer com fortes argumentos de que usar produtos vencidos não faz bem à pele e é claro, mostrar aqui motivos suficientes pra fazer com que você também não use produtos vencidos nunca mais.

Por que não usar produtos vencidos?


Porque dentro das fórmulas existem substâncias que tem prazo de bom funcionamento, são elas que evitam com que bactérias e fungos se instalem nos produtos que usamos, e garantem também a consistência, cheiro e que o produto desempenhe a sua função corretamente. Uma vez que o produto perde a validade, a química existente nele começa se alterar (as vezes isso pode acontecer bem antes dependendo da maneira como você armazena seus produtos e se tampa eles corretamente) fazendo com que a pele não reaja ao contato com o produto da mesma maneira, podendo causar alergias, dermatites de contato e lesões que podem passar despercebidas nesse primeiro momento.

Quando os produtos são utilizados próximo a área aos olhos, a atenção deve ser redobrada, é muito comum em consultórios dermatológicos casos de infecção pelo uso de produtos vencidos, que podem causar desde uma ardência e cegueira momentânea a infecções fúngicas. E tudo só piora quando você já está com algum problema de pele e utiliza produtos vencidos em cima dela, aumentando ainda mais a lesão já existente. Lembrando que essa regra não vale apenas para produtos de beleza e maquiagem, mas também para perfumes, esmaltes, produtos de cabelo, entre outros...

Algumas dicas importantes:


  • Se atentar ao prazo de validade dos produtos, todos eles vencem e a data não está ali por que é bacana, ela existe para ser levada a sério, não é pra fazer você comprar mais (ainda mais por que a maioria dos prazos de validade são longos), é uma questão de saúde! 
  • Evite guardar seus produtos no banheiro, locais cheios de umidade como estes fazem com que a fórmula dos produtos se deteriore com mais facilidade. Prefira locais sem grande variações de temperatura.
  • Existem produtos que estragam antes do prazo de validade por inúmeros fatores, geralmente devido o local onde são guardados e se foram bem tampados ou não, mas é muito fácil perceber através do cheiro, cor e textura que mudam. Condicionadores se tornam mais aquosos, sombras esfarelam com mais facilidade, se for base ela não adere com facilidade a pele e o esmalte fica duro, esses são alguns indícios de que o produto já passou do ponto. Fique atenta(o) as esses sinais.

Enquanto estava fazendo a triagem do que jogaria fora e do que permaneceria para uso, percebi que alguns produtos não tinham data de validade na embalagem, em muitos casos a data de validade dos produtos vem na caixa que nós facilmente descartamos, então pra evitar que você use produtos vencidos sem saber, eu descobri duas soluções:

  1. Colocar etiquetas com as datas de validade em todos os produtos que você comprar a partir de hoje.
  2. Para os produtos que já estão na sua penteadeira e que você não sabe se ainda estão valendo ou não, saiba que cada produto independente da data de validade, após aberto tem um limite saudável de uso. Muitos fatores influenciam a proliferação de bactérias, por exemplo, o aplicador do batom que toca os lábios e leva resquícios de saliva pra dentro da embalagem, a mão molhada que você coloca dentro do creme de hidratação, o produto que perdeu a tampa e fica em constante contato com o ar fazem com que ele perca os conservantes com mais facilidade. Abaixo você confere o prazo médio de validade de cada tipo de produto:
Máscara de Cílios - 3 meses
Base - 6 meses
Produtos em pó (sombras, pó compacto, blush) - 12 meses
Corretivo - 8 meses
Produtos para lábios (batom, gloss) - 12 meses
Lápis (para olhos e boca) - 12 meses
Cremes em geral (hidratantes, de limpeza, demaquilantes) - 6 meses
Filtro solar - 12 meses

Após toda essa pesquisa fiquei com a consciência tranquila, realmente tomei a decisão certa ao me desfazer de todos aqueles produtos e principalmente não incentivar o uso de produtos fora da validade ao dar pra alguém. Descobri também que o máximo que devemos insistir com o uso de um produto após a validade (caso ele esteja em perfeito estado de conservação) é de 15 a 30 dias, após isso o lugar de produto vencido meninas(os), é no LIXO!

Espero que tenham gostado do post de hoje! Essas informações foram úteis pra você? Não saia sem comentar, vou adorar saber a sua opinião... Quer sugerir um tema de post para este blog? É simples, basta clicar ali em cima na aba CONTATO e preencher o nosso formulário, vou adorar ler e atender a sua sugestão!

Beijo da Mana dos Pitacos

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pela sua visitinha qui no blog ♥ Volte sempre!

      Excluir
  2. Marcelle parabéns pela dupla iniciatova: 1) mostrar amor próprio e não usar produtos vencidos e 2) fazer esse post tãaaaaao explicadinho sobre o tema! Amei demais! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nada melhor do que o amor-próprio né non?
      Fico muito feliz que tenha gostado ♥ Volte sempre!!!

      Excluir