8 de jan de 2018

Dicas para estabelecer uma lista de metas inteligente para o seu ano

Muito mais do que desejar, FAZER!


Foto / Thought Catalog 

A principal coisa que nós queremos em se tratando das nossas metas é realizá-las, e se teve uma coisa que aprendi durante todos esses anos fazendo listas de metas (mais precisamente desde a quinta série até os dias atuais), é que se a gente não fizer uma lista de metas que seja inteligente, o cumprimento da mesma se torna muito mais difícil. Então pensando em como ajudar você, no post de hoje eu mostro alguns requisitos que os itens da sua lista devem ter e coisas que você deve fazer para que o cumprimento das suas metas seja um sucesso e é claro, uma tarefa prazerosa!

Os seus objetivos devem ser específicos - Começa o ano e muita gente já coloca como primeiro item da lista o tópico emagrecer. Mas a meta emagrecer em si é muito subjetiva, se você perder um único quilo durante o ano inteiro significa que você emagreceu, mas tenho certeza que você não estaria satisfeito com esse resultado. Pense nas coisas que você pode fazer para emagrecer como entrar em uma academia ou visitar um nutricionista pra te passar uma dieta saudável e adequada. Essas seriam as suas metas que por consequência teriam como resultado o emagrecimento. Sacaram a parada?

Os itens devem ser alcançáveis - Existem milhões de coisas que nós queremos alcançar, eu por exemplo quero ficar rica e viajar o mundo todo, mas sei que se eu colocar esses dois itens na minha lista provavelmente não vou cumpri-los já que são tarefas que dependem de um conjunto enorme de fatores para que se concretizem. Então é importante que os itens sejam alcançáveis durante o período de tempo que você determinar, que no caso são 365 dias.

Os objetivos devem ser relevantes para alguma área da sua vida - Quando colocamos objetivos irrelevantes na nossa lista, sempre vamos encontrar outras coisas mais relevantes para cumprir no dia-a-dia, então é super importante que os itens se encaixem em alguma área que você queira melhorar como: Financeira, espiritual, acadêmica, emocional, entre outras...

Você deve definir sub prazos para os seus objetivos - Tudo bem que você tem 365 dias pra cumprir tudo, mas é muito importante definir sub prazos. Existem resoluções que devem ser cumpridas o ano inteiro como fazer exercícios por exemplo; Existem aquelas que você pode cumprir em um único dia, e ainda as que levam semanas ou poucos meses para serem cumpridas; Existem metas que você só poderá cumprir a partir do segundo semestre. Então é interessante definir os prazos que cada uma delas deve ter pra você medir o que pode ser feito logo e o que deve esperar um pouco para ser cumprido. Fazendo assim você divide o cumprimento durante todo o seu ano e não se preocupa em cumprir tudo logo ou se sobrecarrega no final do ano.

A sua lista deve ser concisa - Fazer uma lista enorme pode mandar desde o começo a mensagem para o seu cérebro de que é muita coisa para ser feita, o que pode fazer você estagnar desde o início. Então tente fazer com que a sua lista seja a mais concisa possível, afinal é muito melhor uma lista pequena toda cumprida, do que uma lista grande sem nenhum item riscado não acham? A nossa lista de metas deve nos gerar satisfação do começo ao fim, é o primeiro passo do nosso planejamento e se não queremos nos frustrar devemos pensar os mínimos detalhes, até na quantidade de itens que somos humanamente capazes de cumprir em apenas um ano.

Olhe a sua lista todos os dias - Não adianta fazer uma lista, colocá-la dentro de uma agenda qualquer, esquecê-la lá pelo resto do ano e no final chorar as pitangas por tudo o que você não conseguiu fazer... Se você tem objetivos de vida, faça o possível para lembrar todos os dias deles, ande com a sua lista de metas, faça um cartaz e cole no quarto, escreva no celular MAS não esqueça, se a coisa não martelar na nossa cabeça, ela será esquecida e consequentemente não será realizada.

Gostaram das nossas dicas? Elas foram úteis pra você? Já fez a sua lista de resoluções para 2018? Não saia sem comentar, vou adorar saber a sua opinião... Quer sugerir um tema de post para este blog? É simples, basta clicar ali em cima na aba CONTATO e preencher o nosso formulário, vou adorar ler e atender a sua sugestão ♥

Beijo da Mana dos Pitacos

8 comentários:

  1. Oi, Marcelle! Eu disse pra mim mesma que não faria nenhuma lista de metas esse ano, mas sabe, ler essa postagem me deu uma vontade imensa de planejar tudo melhor e certinho (virginiana, né mores). Quero muito fazer viagens e cuidar melhor da minha saúde, e acho que se listar isso inteligentemente, como você falou, pode ser melhor e mais prático. :)

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a postagem tenha tido esse efeito no seu dia, de gerar motivação... Te desejo muito sucesso no planejamento e é claro, na realização dos seus objetivos para este ano de 2018 ♥ E muito obrigada mesmo pela visitinha aqui no blog :) Volte sempre

      Excluir
  2. Marcelle, suas dicas são muito bacanas!
    Preciso criar vergonha na cara e agora fazer a minha lista!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha vamos lá fazer essa lista então ♥ Que o seu 2018 seja incrível Pathy... Muito obrigada pela sua visitinha aqui no blog :)

      Excluir
  3. Adorei suas dicas.
    Tem gente que quer fazer lista de metas com mais de 300 itens. É praticamente impossível isso.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve ano que eu fiz lista assim kakakaka como esperado foi só frustração... Nada como aprender com os erros não é?
      Muito obrigada pela sua visitinha aqui no Pitacos da Mana, seja super bem vinda e volte sempre ♥

      Excluir
  4. Adorei suas dicas. Eu tento seguir mais ou menos essa linha com as minhas metas, sempre coisas alcançáveis e sou sempre muuuuito específica com o que quero pra não realizar meta pela metade.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quem veio me visitar ♥ eu também mana, tento ser o mais específica possível, pq nessa arrumação de deixar a meta com sentido amplo a gente acaba riscando itens que foram mal cumpridos só pra dizer que cumpriu, o que é horrendo hahahah
      obrigada pela sua visitinha aqui no meu blog ♥ Volte sempre :)

      Excluir