3 conselhos pra quem vai casar

Algumas coisas que você precisa saber antes de dizer o tão famigerado SIM!


Foto / Eric Alves 

Casamento pra mim é um assunto muito delicado, confesso que não sou muito fã de falar a respeito, eu simplesmente acho que não devo jogar em cima dos outros as minhas reservas sobre o assunto como muitos fazem, ainda mais por que não tem nada pior do que você falar das suas experiências e dizerem que você está torcendo contra o relacionamento dos outros, e ainda que o seu relacionamento é "coisado" por que ele não é nada do que os outros que vêem de fora imaginam, por essas e outras eu prefiro ficar calada e reservar meus conselhos somente pra quem vai entendê-los como parte da minha experiência de vida, e principalmente pessoas que entendam que a única coisa que eu quero com eles é que as pessoas não cometam os mesmos erros que eu cometi.

Esses dias uma amiga minha casou, e uns dias antes do casamento eu me senti livre e segura pra relatar pra ela algumas das minhas experiências com a vida de casada (estávamos conversando eu, ela e a mãe dela que é um amorzinho). Pela primeira vez na vida eu recebi um olhar de empatia por tudo o que eu vivi, e eu entendi que é possível sim falar de casamento neste blog e relatar as minhas experiências sem ser julgada, e elas são pra quem sabe de fato receber conselhos (não tenho interesse nenhum em pintar casamento aqui como um conto de fadas e muito menos amedrontar aqueles que sonham com esse grande dia), e ainda digo que todo mundo tem o direito de absorver só as partes que lhe competem, desde que isso seja feito sem desmerecer as experiências pessoais do outro, agradeceria muito se acontecesse desta forma. Vamos conferir os conselhos de hoje?

1. A partir do casamento o seu marido/esposa é a sua família


Acredito que esta é uma das coisas mais difíceis da gente compreender depois que casamos, que a partir do momento que a gente diz SIM e vai morar com a outra pessoa dentro de um casamento (ou união estável) a gente está dizendo NÃO pra muitas outras coisas, dentre elas a nossa família. A partir do momento que você sai de casa, o seu pai, mãe e irmão são uma família a parte; Todos os problemas que surgirem a partir de então devem ser resolvidos por vocês dois, as confidências devem ficar somente entre vocês, assim como as únicas opiniões que valem pra qualquer coisa que envolva esse novo laço familiar devem ser somente duas: a sua e a do seu cônjuge! Uma das maiores ingenuidades que podem existir na vida de um casal é achar que terceiros podem ajudar em alguma coisa, perdi as contas de quantas vezes eu fiquei extremamente chateada por que meu marido jogou problemas nossos no meio do almoço de domingo na casa da mãe dele pra família inteira dele opinar, e sabe o que foi pior? Todas vezes que eu tive que engolir em seco opiniões que eu simplesmente não concordava pra não ser deselegante ou as vezes que me senti na obrigação de ser deselegante. Não façam isso! Poupa vocês de muita briga não somente entre vocês dois mas com todos os terceiros envolvidos.

2. Não crie expectativas 


Pessoas que tiveram criações no estilo mais antigo tem uma tendência (me desculpem) horrível a criar grandes expectativas em cima do casamento, que tudo vai ser lindo, que você vai se sentir amada(o) como nunca, que enfim vai se sentir completo (para os que acreditam que não são) e vai viver uma vida de intensa felicidade com a pessoa amada, MAS e se eu te falar que não é bem assim? Não estou dizendo que a experiência vai ser completamente ruim não, mas quando a gente coloca grandes expectativas em cima de alguma coisa a gente sempre tem que esperar a decepção bater na nossa porta, digo por experiência própria, então eu sempre aconselho as pessoas encararem essa nova fase como uma página em branco, onde você vai receber muitas surpresas boas e ruins e vai ter que aprender lidar com elas. Existe muita gente frustrada por conta das altas expectativas que foram colocadas em cima do casamento, então evite ao máximo.

3. Tenha convicção a respeito da pessoa com quem você está se casando


Quem é essa pessoa? Eu a(o) amo? Qual o caráter dela(e)? Que coisas ela(e) gosta? Os defeitos do outro são suportáveis pra mim? Quantas coisas nessa pessoa eu mudaria? Essas são algumas entre as muitas perguntas que vocês devem se fazer antes de casar. Eu adoro gente sincera, que está em um relacionamento e antes de dar um passo tão sério como o casamento sabe dizer NÃO caso não esteja pronto ou caso perceba que aquela pessoa por mais que lhe faça bem não vai gerar uma relação que dure tantos anos como um casamento. Infelizmente existe muita gente que casa e parece que não tem muita convicção a respeito da pessoa com quem está casando, e sabe como é que a gente percebe isso? Por que depois que a lua de mel passa (ou até antes disso) esse alguém começa descarregar no cônjuge tudo o que ele(a) acha que o outro deve ser e a forma como o outro deve agir.  Muita gente acha que no casamento os problemas do namoro serão resolvidos (risos) e eu acho esse tipo de coisa uma batalha perdida, se poupe do trabalho de querer mudar o outro ou esperar que o outro mude, já que você vai viver a vida inteira com a pessoa em questão, comece escolhendo alguém cujos defeitos são fáceis de você aceitar, afinal como eu sempre digo: Até que a morte nos separe pode ser muito tempo!

Gostei muito de dividir minhas experiências, opiniões e conselhos sobre casamento com vocês! Espero muito que tenham gostado... Vocês tem alguma dúvida sobre o assunto ou tema que gostariam que eu abordasse aqui? Não esqueça de comentar, adoro saber a opinião de vocês ♥

Beijos da Mana 

Pin It
2

2 comentários:

  1. Se há problemas no namoro, não é no casamento que vão ser resolvidos.



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. justamente... muitos se enganam achando que no casamento o parceiro vai mudar, e que nessa nova fase os problemas serão superados, pudera né? mas antes esperar pra casar quando tudo estiver okay do que casar pra sofrer...

      agradeço muito a sua visita aqui no blog ♥ volte sempre :)

      Excluir