Dicas para você que precisa recuperar o tempo perdido nos estudos nesse segundo semestre

Tá desesperado(a)? Fica não amor! Confere as dicas do blog e principalmente siga elas direitinho que é só sucesso!



Sou professora, mas já fui e sou aluna também e por ter experiência com os dois lados da moeda sei o que funciona e o que não funciona - eu acho. E baseado nos desesperos estudantis que todo mundo sem exceção uma hora ou outra acaba passando e na certeza que após a segunda semana do volta as aulas as coisas começam arrochar um pouquinho (principalmente pela quantidade de feriados que estão por vir e consequentemente a quantidade de conteúdo que é repassado as pressas) trouxe pra vocês dicas de como tirar de letra o segundo semestre. E cá entre nós, se você relaxou um pouquinho e brincou no primeiro semestre e não quer rodar, você precisa ler este post... Vamos as dicas?


1 - Não deixe para estudar amanhã o que pode ser estudado hoje


Logo no começo do ano, principalmente a galera que ainda faz ensino fundamental/médio pensa algo mais ou menos assim: Ahh vou estudar só depois, as provas ainda estão longe pff... E quando você menos percebe já é semana de avaliação e você está passando as madrugadas igual zumbi pra poder tirar uma nota boa, quem nunca? Então dê adeus as noites mal dormidas, após chegar da escola/cursinho/faculdade, descanse um pouquinho e logo após pegue o caderno pra estudar, uma ou duas horas de estudo por dia farão uma enorme diferença no final tenha certeza disso.

2 - Faça resumos


Resumos são essenciais para um bom aprendizado, com eles você pode fixar com mais facilidade o assunto em questão. Se você tem preguiça de ficar escrevendo, faça notas de áudio no celular, essa também é uma ótima opção. Quanto mais você escrever e falar sobre o assunto mais ele ficará na sua memória e o melhor de tudo é que quando chegar a semana de provas, você só precisa relembrar o assunto através dos seus resumos, assim fica muito mais fácil e a sua semana de provas se torna muito menos estressante.

3 - Assista vídeo aulas


Uma outra forma ótima de relembrar assuntos é assistindo vídeo aulas no youtube, basta colocar o assunto lá na pesquisa que você encontra um leque de opções de professores ensinando. Então se você perder alguma aula ou ficar com alguma dúvida basta procurar no youtube, assistir e depois sanar as dúvidas com seus professores :) É muito melhor do que ficar se matando zerado na frente dos livros lendo igual maluco sem entender nada não é?

4 - Faça revisões


Antes de cada teste, prova, trabalho, faça uma revisão, se você já estudou o assunto previamente e tem os seus resumos em mãos, a sua revisão será muito mais proveitosa, afinal ela serve apenas para checar seu aprendizado e ver quais pontos ainda precisam serem estudados ou ressaltados... Não deixe para fazer uma revisão no último minuto anterior a prova, faça ela com calma que eu tenho certeza que no outro dia qualquer prova vai estar a piece of cake pra você!

5 - Anote horrores


Sabe aquela coisa interessante que o seu professor disse no meio da explicação? Anote! Sabe aquele pensamento que lhe ocorreu enquanto lia as apostilas? Anote! Existem comentários que as vezes julgamos bobos mas que em segundo plano podem nos ajudar bastante a solucionar dúvidas. Geralmente as minhas apostilas são todas riscadas nas laterais e já fui salva de um monte de perrengues por isso, sempre sei quais pontos não entendi, o que devo perguntar ao professor e o que mais me chamou atenção... Então recomendo que faça o mesmo por que ajuda bastante.

6 - Solucione exercícios


No dia que você não tiver nada pra estudar busque exercícios na internet sobre os assuntos que você está estudando (seja de qualquer matéria) e solucione-os, as vezes nós erramos algumas questões por besteira, por esquecer de um detalhe ou outro, e solucionar muitos exercícios nos ajuda a reconhecer onde estamos errando para podermos revisar o assunto buscando as informações que antes não tínhamos e que provavelmente nos faria errar algumas questões na prova. Não espere errar na prova pra ver onde deveria ter estudado mais...

7 - E se ainda sobrar alguma dúvida, pergunte! 


Não se sinta acanhado em perguntar, esse é um dos maiores erros dos estudantes e um boicote a própria educação, não é por que seu professor é mais rígido que ele não vai querer responder suas perguntas, geralmente professores adoram perguntas (eu pelo menos adoro) e muitas vezes nós enquanto estudantes temos vergonha de perguntar devido crenças errôneas nossas com relação aos professores... Experimente perguntar, você pode se surpreender :) 

Estou sentindo que eu esqueci de falar alguma coisa importante, então se eu lembrar de mais coisas farei um segundo post, afinal dicas de como arrasar nos estudos nunca são demais não é? Gostaram das dicas? Elas foram úteis pra você? Não esqueça de comentar, adoro saber a opinião de vocês ♥

Beijos da Mana 

Pin It
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário