Dicas de como renovar seu guarda-roupas com qualidade


Desde o começo do mês aqui em casa a gente tem feito uma faxina louca. Tirar a poeira dos móveis? Isso é coisa de amadores! Acho que a gente jogou metade da casa fora nessa arrumação... No meio dessa sessão do descarrego desapego fiz uma coisa que queria fazer há muito tempo, me livrar de peças/accessórios/sapatos que eu não usava mais. Do ano passado pra cá tenho deixado as estampas e peças coloridas um pouco de lado e preferido peças com cores mais sóbrias, outra coisa que estava me incomodando muito nas minhas roupas eram as modelagens, a maioria das peças que eu comprei pra mim até o ano passado não me valorizavam, sempre fui de comprar qualquer peça que eu achava bonita e não ligava muito na forma como elas ficavam no meu corpo então desde que eu criei consciência com relação a isso parei de vestir muita coisa que eu tinha, o que gerou uma porrada de coisa parada no armário. 

Apesar de eu ainda ter bastante coisa, afinal não posso doar tudo de uma vez, é muito bom abrir o guarda-roupa e ter uma visão clara de peças que eu de fato uso, o que me dá um norte muito maior das coisas que eu estou precisando, evitando que eu compre peças que apesar de bonitas eu vou usar com pouca frequência, afinal esse tipo de prática eu quero excluir da minha vida pra todo sempre, amém! Como nos últimos meses eu tenho aprendido bastante com essa tarefa que é renovar o guarda-roupa, venho dividir as minhas experiências e tudo o que eu aprendi... Vamos conferir?

Faça uma reforma na consciência com relação ao consumo - Não é por que você quer mudar de estilo que você vai sair comprando loucamente e mudar tudo em um único dia, acho que tudo que é feito com doses de exagero não demonstra qualidade, no meio de uma atitude assim você pode acabar comprando coisas que você não precisa, então devemos colocar em mente que o processo de renovação do estilo/guarda-roupas deve ser feito aos poucos...

Desapegue-se de todos os excessos - Roupas rasgadas, que não cabem mais em você, que você não usa há mais de um ano, que não fazem mais o seu estilo... Desapega! Jogue fora as peças que não estiverem em um bom estado de conservação e com o restante faça um bazar ou doe pra quem precisa, sempre há pessoas precisando de roupas, e é muito bom ver que  as coisas que estavam no nosso armário empatadas podem ter um destino bem legal e serem muito melhor utilizadas ♥

Conheça o seu estilo - Nem sempre é fácil achar o seu estilo ideal, isso exige uma dose enorme de auto-conhecimento, e se esse for o seu caso, e você tiver um estilo indefinido, na hora de ir as compras sempre escolha uma peça que combine as coisas que você já tem em casa, por exemplo: Ao comprar um vestido, pense se ele combina com algum calçado que você já tem em casa; Ou, ao comprar um blusa pense se você já tem em casa alguma contra-peça pra usar junto, evitando assim peças que ficam paradas no armário por que destoam de todas as outras e que pra usá-las você precisa comprar mais coisa ainda.

Só compre coisas que fiquem perfeitas em você - Sempre que a gente compra alguma coisa que não valoriza o nosso corpo ou nos represente de fato a gente sempre acaba usando pouco, ou nem usando, e não tem nada mais triste do que perceber que o nosso dinheiro poderia ter sido muito melhor aproveitado. Então sempre que estiver na loja, gostar de algo, e não ficar 100% bom em você, não leve, é roubada!

Compre em brechós - Eu amo comprar em brechós, a maioria das peças que eu comprei recentemente foram compradas em brechós, e essa é uma ótima opção pra você que como eu quer adotar um novo estilo mas não tem tanto dinheiro disponível pra gastar com roupas. E sabe o que é mais bacana sobre comprar em um brechó? É que você contribui para o consumo consciente, e para que a matéria prima que foi utilizada para fazer as roupas seja valorizada, afinal alguém usou a peça, você vai usar e se não usar até ela ficar toda acabadinha, você ainda vai poder repassar pra alguém, e isso é muito maravilhoso por que tudo hoje em dia é muito descartável, inclusive as roupas, e quando utilizamos algo até o fim estamos passando a mensagem de que não contribuímos pra esse desperdício constante de matéria prima.

Não tenha vergonha de repetir roupa - Usar a mesma blusa duas ou até três vezes na mesma semana não é motivo de vergonha, muito pelo contrário, só mostra o quão apaixonada você é por todas as peças que você tem no armário e isso pra mim é motivo de orgulho... Fora que quanto mais a gente usa uma peça percebemos o quanto o dinheiro investido nela valeu a pena!

Compre peças de qualidade - Como eu falei ali em cima, tudo hoje em dia é extremamente descartável, e muitas peças de roupa que vendem em determinadas lojas vem com a qualidade reduzida, ao lavar, toda a beleza da peça vai embora, por isso é interessante procurar peças de marcas que tenham um compromisso com o consumo sustentável, que tenham peças de qualidade, fazendo com que nosso dinheirinho suado de cada mês seja muito bem investido :)

Essas foram as dicas de hoje! Gostaram? Em breve teremos outros posts sobre consumo sustentável e toda essa fase que eu estou vivendo com relação a renovação de estilo... Quer sugerir um post para este blog? Basta clicar na aba CONTATO ali em cima e preencher o formulário! É rapidinho, e eu vou adorar atender as sugestões de vocês ♥
Beijos da Mana 

Pin It
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário