Filme Julie & Julia | Resenha

               O filme sobre blog e culinária mais legal que você vai ver hoje!


Foto / Reprodução

Hoje a indicação de filme é super especial, e tem tudo a ver comigo pois o filme é sobre uma blogueira, tem coisa mais amor que isso? Numa das minhas madrugadas de insônia tive a grande sorte de ligar a Tv no momento em que estava começando esse filme no Corujão, e desde o primeiro momento fiquei encantada pois o longa retrata o tempo em que os blogs estavam surgindo e que eu pessoalmente queria ter vivido, aquela época old school onde as pessoas criavam um blog pra falar do seu dia a dia, como se fosse um diário cujo principal objetivo era inspirar outras pessoas, algo bem longe da realidade atual... Já adianto que amei o filme e super me identifiquei com a Julie em muitos momentos...

- Ficha Técnica - 
Título: Julie & Julia
Lançamento: 2009
Diretor: Nora Ephron
Elenco principal: Amy Adams e Maryl Streep
Censura: 12 anos
Gênero: Biografia, drama, romance
Origem: EUA

Sinopse: A escritora Julie Powell (Amy Adms) estava beirando os trinta e era uma frustrada secretária temporária, quando resolveu cumprir uma missão: fazer todas as 524 receitas do livro Dominando a Arte da Culinária Francesa, de Julia Child (Meryl Streep), no período de um ano. Ela relatou todas as suas experiências em um blog e acabou fechando um acordo para escrever um livro. Filmow

A primeira coisa que eu tenho a falar sobre o filme é que ele é delicioso, quem me conhece sabe que eu não sou nem de longe uma cozinheira de mão cheia, mas este é o tipo de filme que faz você pensar seriamente sobre querer aprender mais sobre culinária, o que é o meu atual desejo no momento (que o filme atiçou ainda mais), aprender fazer várias comidinhas gostosas e sair um pouquinho da minha zona de conforto... Será que teremos posts e vídeos de culinária por aqui em breve? Ainda não sabemos! Mas a vontade é de me jogar de cabeça, comprar uns livrinhos e pôr a mão na massa! Será?

Quando eu vi que a Maryl Streep estava no filme eu já sabia que seria um filme excelente, no longa ela é uma americana vivendo na França, e pra arrumar um passatempo ela resolveu ter aulas de culinária na Le Cordon Bleu (sim, aquela mesma que eles anunciam no Master Chef). Algo que chama bastante atenção nas primeiras aulas de culinária que ela participa, é o preconceito que ela sofre por ser a única mulher na turma, principalmente por ser americana querendo dominar a cozinha francesa, e é lindo ver a personagem passando por cima do preconceito, e se tornando a melhor aluna da turma. Após terminar o curso, ela reúne todo o conhecimento dela adquirido e resolve escrever um livro (em conjunto com duas amigas) que ensine americanos de forma prática a dominar a cozinha francesa.

E é aí que entra o papel da Julie, o marido dela a incentiva a fazer esse "projetinho" que é criar o blog pra superar uma situação um tanto quanto chata que ela passou, onde suas "amigas" de escola a estavam chamando de fracassada devido ela ter trinta anos e ainda ser uma secretária temporária, e já que ela sempre quis ser escritora e nunca conseguiu, criar um blog pra falar de algo que ela adorava que é culinária se tornou uma boa pedida pra trazer ânimo para os seus dias. Foi então que ela decidiu em um ano fazer todas as receitas do livro da Julia, que é alguém que ela admira muito e que a inspira bastante. As histórias das duas personagens são muito bem conectadas, e é muito bom ver aquilo que a Julia planejou para o livro sendo colocado em prática e ter uma americana cozinhando as receitas e ver que elas de fato são possíveis.

Se teve uma coisa que eu não pude deixar de notar no filme e que eu adorei, foi a questão do companheirismo dentro da vida conjugal tanto da Julia quanto da Julie, eu sempre digo: Migas se forem arrumar um boy, arrumem um que incentivem vocês a serem melhores, que apoiem os seus planos e que coloque vocês pra cima quando vocês estiverem na bad, isso faz muita diferença, digo por experiência própria. Me identifiquei muito com a Julie nos momentos de felicidade pelas pequenas conquistas com relação ao blog, vocês não tem noção do quanto um comentário faz um blogueiro feliz, o reconhecimento pelas dicas e conteúdo que a gente gasta horas produzindo não tem preço, e cada pequena conquista dela no momento do filme era como se fossem a minhas próprias conquistas, já que ter blog sempre foi uma tarefa complicada.

E sabe o que é mais bacana de tudo isso? É que as personagens do filme existem de fato, no youtube dá pra assistir o programa The French Chef estrelado pela Julia, e a Julie ficou conhecida nos Estados Unidos após publicar o livro dela que é basicamente o conteúdo do blog... Eu amei saber um pouco sobre a história das duas, e super recomendo o filme pra todos assistirem por que ele é muito inspirador. Cada vez que eu estiver desanimada pra escrever aqui vou lembrar de uma passagem do filme que eu fiz questão de escrever no telefone pra não esquecer que é mais ou menos o seguinte: "pra cada pessoa que escreve, existem centenas que não, e essas pessoas precisam que alguém faça isso por elas", ou seja, posso até achar que estou falando sozinha as vezes aqui no blog, mas sei que em um momento ou outro, algo que eu transmito aqui vai ajudar e inspirar alguém, e só de saber isso já me sinto muito feliz!

Que acharam da indicação de hoje? Se interessaram? Vão assistir? Não deixe de comentar, adoro saber a opinião de vocês! Quer sugerir um post para este blog? Basta clicar na aba CONTATO ali em cima e preencher o formulário, vou adorar atender as sugestões de vocês...

Beijos da mana


Pin It
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário