Eu Fui | XXI Feira Pan-Amazônica do Livro


No sábado passado coloquei uma muda de roupa na mochila (a gente nunca sabe o que pode acontecer em um dia inteiro na rua) e fui pra Belém enfim prestigiar a tão famosa Feira Pan-Amazônica do Livro pela primeira vez. Chegando lá descobri todo um mundo que não poderia ser desbravado (snif!) já que o tempo que nos foi dado para transitar pela feira (fui num ônibus que tinha todo um roteiro a seguir) era extremamente curto perto de tudo o que estava acontecendo, palestras, exposições, fora os inúmeros estandes abarrotados de pessoas onde era difícil transitar. Como foi minha primeira vez lá, não poderia deixar de falar aqui no blog sobre o evento que no meu caso foi muito aguardado afinal há anos que eu sonho em ir e esse ano eu só fui por conta da minha teimosia (que é muito grande!).

A Feira do Livro como popularmente chamamos, é o evento mais aguardado pelos leitores e acadêmicos do estado, pois além de conferir palestras e exposições culturais ainda dá pra encontrar aquele livro que você precisa já que todas as livrarias/editoras do estado (ou grande parte delas) se encontram presentes no evento que tem a duração de 10 dias, então dá pra achar livros acadêmicos, livros internacionais que estão fazendo sucesso, livros de autores paraenses e amazônicos e também uma gama de produtos legais como camisetas, mini livros, brinquedos, ou seja, tem coisa pra tudo quanto que é gosto/idade/área de conhecimento. Mesmo que você não vá pra comprar, só ir no evento e participar das programações já é bem bacana, fora que é impossível não levar algo já que você encontra estandes com livros de até $5. Mas como nem tudo são flores, e como isto aqui é um espécie de resenha, tenho também que falar das partes críticas, mas já adianto que em nenhum momento achei o evento ruim, muito pelo contrário, ano que vem se eu puder irei DE NOVO!


Ressalvas sobre o evento:

- A primeira coisa que me deixou desanimada em alguns estandes foi o preço dos livros, e é consenso geral de quem visita a feira, os estandes das livrarias mais famosas tinham livros com preços absurdos, mais caros do que comprar pela internet e pagar o frete, e mais caro do que pegar um ônibus e ir qualquer dia comprar. Em compensação encontramos os mesmos livros em outros estandes 500% mais barato e não estou exagerando não, o livro O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares em uma banca custava $55,90 e eu tive a sorte de comprar o mesmo livro em outra banca por $10. 

- Com relação ao espaço onde a feira acontece todos os anos, creio que devido a repercussão que o evento tem tomado, o mesmo está ficando pequeno, pois além de haver muita gente da capital que vai, muitas pessoas se deslocam do interior pra capital pra prestigiar a feira (como foi o meu caso e o de muita gente) afinal só no dia que eu fui, além do meu ônibus mais 5 outros foram, isso só da minha cidade, e nem tem como contar a galera que foi de forma independente.

- E é claro que eu não poderia deixar de citar um dos maiores transtornos que as pessoas passam no evento, que é a hora do almoço, a praça de alimentação do Hangar é muito pequena pra quantidade de gente que se encontra presente todos os dias na feira, e o que mais se via era pessoas em pé sem ter onde sentar pra comer, pessoas comendo no chão e deixo aqui uma dica caso algum conhecido de algum organizador da feira por ventura vier a ler este blog: Se inspirem na organização que é o RU da UFPA, ninguém come em pé por que só senta na mesa quem está com o prato, e de acordo com que vão comendo vão desocupando lugares que vão sendo ocupados por outras pessoas. Tinha gente que estava guardando 4 cadeiras pro pessoal que tava na fila enquanto tinha gente ao redor que começou e terminou de comer em pé e as cadeiras lá, VAZIAS e o pior, gente que estava sozinha e não queria dividir o espaço da mesa que dava pra três outras pessoas comerem também.

Tirando isso, achei o evento muito mara, trouxe alguns livrineos lindos pra casa, alguns pro meu tcc, outros por que estava na promoção e eu não ia deixar lá. É claro que não poderia deixar de mostrar pra vocês as futuras resenhas do blog ♥


Os dois livros de cima do Mark Twain eu comprei pra eu ler pro meu tcc e paguei por cada um deles $10,90. No mesmo estande eu encontrei Jude the Obscure do Thomas Hard por apenas $5 e o livro da Ana Maria Machado pelo mesmo preço, o estande da SBS está definitivamente de parabéns, a promô lá estava incrível, pena que eu não pude trazer o meu dicionário (já que não tinha). Os livros O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, A Escuridão e O primeiro Vampiro eu comprei em um sebo (mas eles são novos) e todos me custaram $10 cada. Não vejo a hora de ler todos ♥ Queria ter tirado fotos na feira, mas estava tão ocupada que nem deu, ano que vem prometo uma cobertura melhor, e com bastante clicks!

Essa foi a minha primeira ida à Feira do Livro e apesar de todos os perrengues foi um dia bem legal ♥ E vocês foram na Feira do Livro esse ano? O que acharam? Aproveitaram as promôs? Não esqueça de deixar seu comentário ♥

Beijos da Mana 

Pin It
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário